Pesquise no BioLoukos

domingo, 15 de maio de 2011

Cuidado Parental: Aumento do Sucesso Reprodutivo!!


Todo comportamento, materno ou paterno, de cuidado com a prole, até que ela alcance a independência física, é chamado de cuidado parental. O cuidado parental aumenta a probabilidade de sobrevivência dos filhotes e, conseqüentemente, aumenta o sucesso reprodutivo da espécie. Os animais têm cuidados parentais para proteger os ovos e para proteger as crias. Há quem proteja os ovos na boca, como o exemplo do peixe-gato; ou numa bolsa, como o exemplo do cavalo-marinho, do dragão-marinho e do canguru; ou então com o preparo de ninhos ou tocas.

O cuidado parental pode ter início antes mesmo do nascimento da prole. É o caso do preparo de ninhos, tocas e outros abrigos para receber os filhotes ou ovos.

Muitos pássaros incubam seus ovos sentando sobre eles ou mantendo-os entre os pés, para protegê-los do frio e garantir que os embriões permaneçam aquecidos. Outras aves, como algumas espécies de patos, cujo embrião é sensível a altas temperaturas, protegem os ovos do calor cobrindo os ninhos com penas, folhas secas ou gravetos.

Os crocodilianos são os répteis que mais apresentam cuidado parental com suas proles. Os pais protegem seus filhotes até eles atingirem a maturidade suficiente para viverem sozinhos. Ensinam as crias a nadar e as carregam em sua boca para protegê-las de predadores. Os bebês crocodilianos são presas fáceis para aves de rapina e aquáticas, mamíferos e até outros répteis.

No caso de proteger as crias, o animal que tem os cuidados parentais mais longo (excluindo o ser humano) é o elefante. Sei que não são todos, mas a grande maioria de nós só larga da borda da saia da mamãe quando é extremamente necessário. É dificil largar a boa vida, meu caro!! ^^


Quanto aos tipos de união que propiciam o cuidado parental citamos 3(três):


  1. Na monogamia, geralmente, tanto o pai como a mãe cuidam da prole (cuidado biparental); este sistema é muito comum entre as aves. Na poliginia, o cuidado parental costuma ser realizado pela fêmea; este é o caso da maioria das espécies de mamíferos.

  1. No sistema de poliandria é comum que apenas os machos apresentem comportamentos de cuidados com os descendentes; este é o caso dos cavalos-marinhos e dos pantopodas (pequenos artrópodes marinhos também conhecidos como aranhas-do-mar).

  1. Na poligamia, qualquer um dos sexos pode realizar o cuidado parental, sendo também comum a ausência desse tipo de comportamento. Este é o caso da maioria das espécies de peixes.

Algumas hipóteses já foram levantadas como explicação a respeito das diferentes estratégias de cuidados com a prole. Uma explicação para a monogamia e o cuidado biparental das aves é a capacidade de alimentar em dobro os filhotes no ninho, aumentando sua chance de sobrevivência.

A predominância nos mamíferos do cuidado da prole apenas por parte da mãe talvez possa ser explicada pelo longo período de gestação dos filhotes no corpo da mãe e pela lactação após o nascimento. Dessa forma, os cuidados que o macho pode fornecer são escassos, e este acaba por abandonar a parceira em busca de novas oportunidades de acasalamento. 

Teoricamente, quanto maior o período durante o qual os pais cuidam de seus filhotes, maior a chance destes sobreviverem. Porém, quanto maior o tempo de cuidado parental, menor o período no qual os pais se vêem livres para procurar novos parceiros e gerar novos descendentes. Assim, acredita-se que, ao longo da evolução, tenham sido favorecidos aqueles comportamentos que apresentam um balanço ideal entre o sucesso de sobrevivência da prole e o sucesso reprodutivo dos pais, maximizando a dispersão da espécie.



CURIOSIDADES:
  1. Muitas vezes, mães verdadeiramente oportunistas, depositam seus ovos em ninhos alheios, garantindo um cuidado por parte de pais de outra espécie. Um exemplo conhecido e amplamente estudado é do Cuco(Cuculus canorus), uma ave que ovoposita em ninhos de outros pássaros (que promovem o cuidado parental) visando que esses acolham seu filhote como sendo um dos seus. A cria do cuco se desenvolve juntamente com os filhotes do pássaro, e aos poucos domina o ninho, garantindo mais alimento e intenso cuidado. O poder de persuasão do cuco filhote é muito maior que dos donos do "quarto", e isto é notado pelo canto do primeiro ser 4 vezes mais potente que dos pequeninos. È aquela coisa, “Malandro é malandro e mane é mane...”!!

  1. Algumas Baratas d'água(família Belostomatidae), realizam um intenso cuidado parental. As fêmeas depositam seus ovos na vegetação, e machos, posteriormente, recobrem os ovos por um longo período de tempo, evitando o possível ressecamento e predação das pequeninas baratas d'água. Outra espécie, contudo, realiza uma outra estratégia. As mães depositam os ovos no dorso de machos ou mesmo de fêmeas. Isso, provavelmente, dá aos filhotes uma maior quantidade de oxigênio (pois os indivíduos que os carregam promovem um fluxo de água (oxigenada) com o movimento dos músculos do ventre) e uma proteção contra intemperes e predadores.

  1. Quanto (finalmente) às baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae), essas magníficas criaturas, realizam um conspícuo comportamento de cuidado parental. Uma pesquisa recente mostra que os filhotes permanecem com as mães durante um grande período de tempo, garantindo a eles uma proteção tamanho família, e esse comportamento é denominado "following behavior". Porém, ontogenéticamente, os filhotes desenvolvem comportamentos específicos, e, acompanhando o seu desenvolvimento, as mães vão se distanciando do filhote, dando-lhe mais liberdade e criando um menor vínculo mãe-filho.




POSTADO por EDUARDO SOUSA  d-.-b

Um comentário:

  1. Ou Eduardo, parabéns pelo blog, doido de d+.
    Cara estudei com você tempão no industrial, manda um email pra mim (moura.fmo@gmail.com) com seu msn, to precisando falar com vc. Vlwz

    ResponderExcluir